Iniciou-se no dia 5 de Setembro, na Quinta da Fonte Boa – INIAV Santarém um ensaio com 24 borregos em crescimento que terá a duração de 5 semanas. Este ensaio tem como objetivo testar a utilização de taninos condensados de esteva como aditivo nas dietas dos animais para proteção da proteína da ação microbiana ruminal (proteína by-pass).

São utilizadas três dietas, em que o bagaço de soja é a principal fonte proteica:  1) dieta controle com 16% de proteína 2) dieta com teor de proteína restringida (12%) 3) dieta com proteína restringida (12%) em que o bagaço de soja é tratado com extrato de taninos condensados de esteva na proporção de 1.5% na matéria seca.

Neste ensaio é avaliado o desempenho produtivo e a qualidade e estabilidade oxidativa da carne dos animais. Paralelamente será avaliado o efeito do consumo de extrato de taninos na bioidrogenação ruminal,  a interação  taninos condensados – proteínas salivares  e o efeito do extrato de taninos  sobre parasitas gastrointestinais.

Os resultados obtidos vão permitir-nos verificar se os taninos condensados de esteva contribuem para melhorar o valor proteico das dietas tornando possível reduzir o nível de proteína a fornecer aos animais e que terá associado um menor custo económico.

Efeito do tratamento do bagaço de soja com taninos da esteva na produtividade, na composição das carcaças, na qualidade e estabilidade oxidativa da carne de borregos em crescimento

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *