No âmbito do projeto CistusRumen, decorreu no passado dia 29 de outubro mais uma edição do “UM DIA COM…” tendo como convidada Susana Alves, Investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA), Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa.  

Susana Alves colabora em diversas atividades do projeto CistusRumen, em particular nos estudos relativos ao metabolismo lipídico em ruminantes. Subordinado a esta temática, a palestra teve por título: “Novos desenvolvimentos sobre a metabolização dos lípidos no sistema digestivo dos ruminantes”.

A alimentação dos ruminantes, e principalmente o metabolismo dos lípidos no rúmen, são os principais fatores determinantes da presença de ácidos gordos saturados e trans na carne e leite dos ruminantes e a principal limitação para o seu enriquecimento com ácidos gordos polinsaturados. A metabolização dos lípidos no rúmen envolve dois processos sequenciais, a hidrólise de lípidos esterificados da dieta e a posterior bioidrogenação dos ácidos gordos insaturados. É assim a bioidrogenação, através da isomerização e hidrogenação das duplas ligações dos ácidos gordos insaturados, o processo responsável pela formação dos ácidos gordos trans e ácidos gordos saturados, limitando assim a quantidade de ácidos gordos polinsaturados que poderão escapar o rúmen e posteriormente absorvidos e depositados nos tecidos. No CIISA, através de estudos in vitro com inóculo ruminal, aliados ou não à utilização de isótopos estáveis e posterior análise por espectrometria de massa, temos conseguido obter novos conhecimentos sobre a metabolização dos lípidos nos ruminantes.  Durante a palestra foram diversos apresentados trabalhos que têm sido realizados neste âmbito, assim como algumas estratégias de proteger os lípidos da metabolização pelos microrganismos ruminais.

« 3 of 3 »
Um dia com… Susana Alves

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *